Formação:

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da UFRJ, com Mestrado em Direito pela mesma faculdade, e doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, onde defendeu tese com o título O Poder Judiciário e o equilíbrio das forças políticas.

Pós-doutorado no CPDA/UFRRJ, onde desenvolve a pesquisa Supremo Tribunal Federal e terras indígenas: um exame de subalternidade (pós)colonial, sob a supervisão do professor Francisco Carlos Teixeira da Silva.

Professor na Faculdade de Direito da Universidade Cândido Mendes, onde leciona as disciplinas de Filosofia do Direito e Ciência Política para a graduação.


Experiência:

Foi advogado da Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, no departamento jurídico tributário daquela empresa.  Posteriormente transferiu-se da Ipiranga para a Texaco Brasil (atualmente Chevron), onde trabalhou como advogado pleno nas áreas tributária, comercial, trabalhista e contratual. Tempos depois, foi contratado pela Shell Brasil como gerente jurídico para atuar na área comercial da empresa, inicialmente em  São  Paulo e, posteriormente, passou a atuar em todo o país, prestando assessoria jurídica aos diversos departamentos da empresa, em suas relações com clientes, fornecedores e órgãos governamentais.

É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros, onde presidiu as comissões permanentes de Direito Constitucional e Direitos Sociais, e participa das comissões de Direito Constitucional, Financeiro, Tributário e da Integração, com diversos pareceres aprovados pelo Plenário do Instituto.

Na Sociedade Brasileira de Geografia ocupou o posto de Primeiro Secretário e foi diretor de publicações e editor da revista eletrônica daquela entidade.
Em 2016, após criteriosa avaliação técnica, profissional e pessoal, foi nomeado para o Conselho de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (CARF), para integrar o órgão como conselheiro representante dos contribuintes.